quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Analista de mídias sociais


Por: Rodrigo Fukunaru

Depois de ex-BBB ,a profissão do momento é: Analista de Mídias Sociais. A ideia errônea de que um profissional dessa área, terá uma rotina de navegação tranquila pelas redes sociais, respondendo a eventuais contatos de clientes, desligando seu desktop cinco minutos antes de dar o horário e depois rumar para uma boa noite de sono em casa, tem atraído muitos turistas para nossa praia...

A realidade de um profissional de mídias sociais é bem diferente! Por conta da possibilidade de diagnosticar o ROI (Return of Investiment) de todas as suas ações na rede, a cobrança por resultados positivos em cima destes profissionais, costuma ser muito mais implacável. Aquele dito “profissional”, que mede seu desempenho pela quantidade de amigos, seguidores, followers, assinantes de feed, entre outros, já não tem mais espaço no mercado, da mesma forma como acontece com as mídias off-line hoje, que vêm buscando veículos que possibilitem estabelecer uma conversa com um nicho específico, entrar na internet para ficar no meio da multidão não faz mais sentido.

As redes sociais existem antes da internet e podem ser denominadas como um grupo de pessoas com, pelo menos, uma característica em comum. E para que se trabalhe com redes sociais é preciso que a pessoa atrás do teclado seja um ser sociável, pois como diz Cláudio Torres, “a internet é uma rede de pessoas interligadas, e não de computadores. O computador é a ferramenta que dinamiza o processo, only this!”

Outro grande erro que acontece nas redes sociais é tratar as redes como canais de vendas.Durante sua palestra no Campus Party 2011, o empresário Edney Souza, dono da agência Pólvora, apontou para o perigo de se tornar o “chato da rede”, podemos dizer que se a internet é constituída de uma rede de pessoas, você não quer muito contato com aquela pessoa que só se aproxima para lhe pedir dinheiro, ou lhe vender algo, não é?

Apenas ser um heavy user de redes sociais não te diploma como analista de mídias sociais, explore as ferramentas como de SEO e SEM (Robots, TagCrowd, PageRank, AdWords, Analytics, Twitter Search, Twitalyzer, SharedLikes e etc). Pense nas redes como profissional e não mais como usuário, entenda o público de cada rede, confeccione sua estratégia para abordar esses públicos, ouça, interaja e boa sorte!

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