Por: Rodrigo Fukunaru

O termo “guerrilha” teve inspiração na guerra dos Estados Unidos contra o Vietnã. O Vietnã um país pequeno, atrasado tecnologicamente e agrário, conseguiu se opor frente a grande potência imperialista, em uma guerra que durou 15 anos, durante os quais os EUA despejaram mais bombas, em toneladas, do que em toda Segunda Guerra Mundial.
Isso nos mostra uma lição fantástica para o mundo de fusões e compras, que vem caminhando para mercados em que duas ou três empresas dominarão seus segmentos de atuação. Neste mundo em que milhares de micro e pequenos empresários brasileiros têm se perguntado: Como competir com estes gigantes de mercado? E a resposta é: Faça como fizeram os vietcongs.
Os vietnamitas conheciam muito bem seu terreno, conheciam seus pontos fortes e pontos fracos bem como os dos inimigos, e utilizavam seus pontos fortes contra os pontos fracos do inimigo. Transferindo e adaptando este cenário para o mundo dos negócios, foram criadas estratégias como o: Buzz marketing. o Marketing de emboscada, o Marketing viral, etc...
A ideia do Marketing de guerrilha é trazer inovação para a forma de promover uma empresa, produto ou marca, saíndo das mídias tradicionais, onde as grandes empresas têm maior presença, e buscando impactar o cliente em lugares incomuns e de forma criativa.
No Marketing de emboscada, uma empresa pode usar por exemplo a entrada do evento de um grande concorrente, para distribuir brindes, ou ainda utilizar-se de um grande evento esportivo e colocar algumas pessoas uniformizadas com uma mensagem publicitária. No Marketing viral, sua empresa buscará criar uma mensagem que ao recebê-la, o consumidor sentirá um desejo enorme de compartilhá-la com os seus amigos, o humor cai muito bem nesse tipo de estratégia. Também podemos citar as Intervenções urbanas, como projeções de imagens em prédios na área de concentração do seu público-alvo, ou também, Mídias internas, como adesivação de banheiros, elevadores ou piso. O importante numa estratégia de guerrilha é o alinhamento entre a mensagem e a ação a ser desenvolvida, com as características próprias da empresa e do seu público. Caso queira receber uma lista de vídeos disponíveis na internet sobre ações de guerrilha, envie um e-mail para o endereço acima.
Sucesso!
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