quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A debandada dos profissionais de marketing


Por: Rodrigo Fukunaru

No último post conversamos sobre a profissão de analista de mídias sociais, e falamos como a debandada de aventureiros se proclamando especialistas, tem prejudicado e prostituído o mercado de marketing digital. Mas, temos que analisar também que sempre que temos um "efeito manada" focado em determinado segmento, não tardará para que outro setor se veja carente de mão-de-obra.

Podemos constatar isso atualmente nos departamentos de mídia, a falta de profissionais gabaritados para executar uma compra técnica de mídia hoje é brutal, é claro que o papel do profissional de mídia mudou drasticamente ao longo das últimas duas décadas, mas em nenhum dos dois perfis é possível encontrar mão-de-obra qualificada, ou seja, faltam profissionais que saibam embasar seus planos de mídias com argumentos concretos, que saibam calcular GRP, ponto de audiência, alcance e frequência, como também falta profissionais que estudem a sério os hábitos de consumo de mídias por nichos, análise estratégica de informações, novas mídias,  convergência, etc...

Ao planejar sua carreira profissional, levante a cabeça e tente vislumbrar por cima do burburinho da multidão e o instinto coletivo. Cruze seu perfil profissional com as necessidades do mercado, encontre opções de atuação e se prepare para elas, e boa sorte!

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário