quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A função do varejo


Por: Rodrigo Fukunaru

Você já se perguntou o porque do cliente ir até sua loja comprar determinado produto?

Esta pergunta é necessária, pois, atualmente o varejo não está mais sozinho no mercado como antigamente, hoje seu cliente pode entrar em um grande site e adquirir o mesmo produto por até 50% do preço.  Ele pode comprar um livro direto da editora, com frete grátis. O consumidor hoje não tem necessidade de tirar seu carro da garagem, pagar estacionamento, correr o risco de ter seu carro roubado, de ser assaltado, de perder tempo no trânsito e etc. Ou seja: Seria o fim do varejo?!
Sim, o varejo como conhecemos hoje vai morrer, as empresas que não se orientarem para o seu cliente, que não tiverem uma proposta de valor que agregue experiência a vida do seu consumidor, serão engolidas para o limbo da falência. O cliente que se desloca até sua empresa está em busca de uma experiência e a compra é apenas um pretexto para que ele reviva esta sensação! A última coisa que este consumidor quer é ficar meia hora esperando que alguém lhe atenda, meia hora para que seu pedido chegue e mais meia hora para receber a conta!
Repare que quando falo de vendas pela internet, uso o termo “adquirir” porque acredito que apenas o contato pessoal pode promover uma “compra”, porque uma compra exige experiência positiva, deve ser como ir a Disney, você sai de lá encantado, deslumbrado e pronto a contar à todas as pessoas a experiência positiva que teve e recomendar que também busquem aquela sensação. Com o descrédito cada vez mais acentuado que a publicidade tem com a sociedade a indicação vem ganhando força na decisão de compra do consumidor. Estude, planeja, invista, coloque em prática e acompanhe sempre o atendimento ao cliente. Sucesso!


Publicado no Jornal Regional Novo Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário