quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hierarquia de valor para o cliente - parte 2


Por: Rodrigo Fukunaru


Esta semana apresentarei a vocês a segunda e última parte da Hierarquia de  valor para o cliente. Iremos analisar os dois últimos produtos, potencial e ampliado, conforme demonstra a figura abaixo:


Quando passamos para o nível do produto ampliado, começamos a entrar no mundo dos produtos mais elitizados, onde a empresa vai buscar exceder as expectativas dos clientes, seja com um produto personalizado, seja com um ambiente mais requintado, seja com agregando outros serviços ao produto para que aumente assim a percepção de valor e por isso, permita a empresa a prática de preços mais elevados.


No último nível, chegamos ao produto potencial, e antes de falarmos exatamente dele, é importante ressaltar que cada etapa dessa cadeia irá agregar custos ao produto, e com o tempo haverá a migração de valores, assim, o controle remoto de um aparelho de TV que podia ser posicionado como um produto ampliado a alguns anos atrás, hoje já encontra-se como produto esperado!


E é exatamente na tentativa de buscar identificar esses movimentos futuros que devemos fazer a última análise da hierarquia, buscando abranger todas as modificações e alterações possíveis para o futuro, sempre focando em novas formas de satisfazer seus clientes.
A última coisa que o empresário tem que ter em mente, é que enquanto algumas empresas se esforçam para agregam mais e mais serviços ao seu produto básico, outras vão na contramão dessa tendência e confeccionam uma proposta na sua forma mais básica possível, e buscam atingir os clientes que estão interessados apenas no beneficio central do produto ou não tem interesse em dispor do valor cobrado para adquirir um oferta completa do produto.


Até mais.


Publicado no Jornal Regional Novo Tempo

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