quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que sua empresa tem feito para encantar seus clientes?




Entender e atender! Eis a fórmula do sucesso
Em uma sociedade em que somos bombardeados com milhares de mensagens publicitárias, com uma grande pressão vinda de concorrentes informais, produtos chineses e piratas, e um consumidor que se preocupa cada vez mais apenas com o preço e a forma de pagamento, sua empresa tem utilizado alguma tática especial para encantar seus clientes?
Atualmente, há grande concordância no mundo empresarial de que o custo de se manter um cliente fiel à sua empresa chega a ser várias vezes menor do que o de conquistar novos clientes, por isso, manter sua empresa orientada para o seu cliente é fundamental para não seja necessário o comprometimento da lucratividade da empresa com grandes campanhas publicitárias e/ou promoções de venda.
Seus colaboradores devem ter em mente que a razão de existir da empresa, é servir, e quando seu cliente ele passa a ser visto mais como um inimigo, do que como um parceiro fundamental para a concretização dos objetivos da empresa, ou se não houver entusiasmo e comprometimento em servir seu cliente, é preciso rever os conceitos gerenciais que vem instituindo essa filosofia arcaica que fará escoar sua cartela de clientes concorrência abaixo.
Tente entender a necessidade implícita que será satisfeita pela compra de um produto, por exemplo, uma pessoa que compra um carro, pode ter sido levada a realizar esta compra mais por status do que pela necessidade de locomoção. Uma pessoa pode construir uma lareira na sala de estar, mais pela sensação de conforto do que pela necessidade de aquecimento, mesmo porque a grande maioria dos brasileiros que possuem uma lareira em casa raramente a utilizam.
O empresário pode usar desde a sua observação e contato direto com os clientes para entender essa mecânica de desejos e necessidades, até uma pesquisa formal que trará um panorama mais aprofundado sobre o assunto, pois entendendo o que o cliente espera, será muito mais fácil atendê-lo.
Independente da fórmula que você irá utilizar, uma coisa deve ficar clara: Seu CLIENTE deve estar sempre no centro das decisões estratégicas de sua empresa.


Publicado no Jornal Regional Novo Tempo



Por: Rodrigo Fukunaru

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