Por: Rodrigo Fukunaru
Terminamos recentemente uma pesquisa sobre mercado publicitário para estabelecermos parâmetros concretos para a nossa proposta de atendimento. Entre outras perguntas do questionário indagamos aos entrevistados sobre o retorno gerado pelas ações de marketing/comunicação realizadas pela empresa. As respostas direcionam para dois fatores cruciais para o sucesso da empreitada:
1. Contar com a assessoria de uma agência de propaganda: Investir em propaganda sem uma assessoria especializada é como entrar em um tiroteio de olhos vendados. Uma agência de propaganda levará em conta todos os aspectos pertinentes para direcionar de forma eficaz a mensagem publicitária.
2. Manter constância entre as ações de forma periódica: O público recebe milhares de mensagens publicitárias diariamente, para que uma marca seja mantida fresca na cabeça do consumidor é preciso que esta mensagem seja constantemente renovada.
Abaixo os resultados:
A) Muito bons (11%):
Entre as empresas que consideram “Muito Bom” o retorno de suas ações, todas contaram/contam com a assessoria de uma agência de propaganda;
B) Bons (59%):
Para as empresas que responderam que os resultados têm sido “Bons” foi possível identificar que o motivo determinante de um bom resultado para essas empresas é a frequência de ações que realizam, com predominância de ações semanais e mensais.
C) Razoáveis (20%):
Para 80% das empresas que declararam ter um retorno sobre o investimento apenas “Razoável”, além de não contarem com a assessoria de uma agência de propaganda, tentaram alcançar melhores resultados realizando ações isoladas e com grande intervalo de tempo entre uma ação e outra.
D) Abaixo do esperado (6%):
Pouco mais de 6% das empresas consideram seus resultados “Abaixo do esperado”, mas essas empresas não mantêm constância em suas ações e também não contam com a assessoria de uma agência especializada.
Pode-se concluir com base nessa pesquisa que a afirmação de que propaganda não surte mais efeito não se sustenta. A propaganda mal realizada, esta sim, não faz, nunca fez e nem nunca trará resultados. Às empresas que acreditam fazer economia quando planejam e produzem sua própria propaganda, fica aqui um alerta: Uma ação planejada nunca é cara, porque se caracteriza como investimento, enquanto que, toda ação não planejada se torna um custo, e por menor que seja este custo o preço final sempre será muito alto.
Publicado em CCA Propaganda - Blog
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