Por: Rodrigo Fukunaru
O termo Branding tem tomado o mesmo caminho que termos como Ação de Guerrilha, Marketing, Marketing Viral e Marketing Digital, utilizados para designar uma variedade incrível de coisas que geralmente não mantém qualquer paralelo com o original.
A palavra inglesa branding vem da palavra brand (Marca), e aí surgem as primeiras confusões! Marca refere-se a uma representação gráfica (desenho ou símbolo) ou um nome que identifique uma empresa ou produto de seus concorrentes. A criação de uma marca é
de competência do Designer Gráfico, ele irá analisar diversos tipos de símbolos, cores, estruturas e etc, que trabalharão em conjunto para passar a mensagem com a qual a empresa busca impactar seus clientes.
Já o Branding é uma estratégia que deverá acompanhar a marca em toda a sua existência, inclusive quando for detectada a necessidade de alteração de um ou mais dos seus aspectos visuais. O Branding trata da gestão dessa marca, buscando a identificação do público-alvo com ela, criando uma personalidade, seja por meio de mensagens institucionais ou comerciais, ou sua associação a um slogan, evento, causa ou personalidade que representa a cultura que a marca deseja incorporar à sua imagem.
Uma marca só existe na mente do consumidor, e é exatamente aí que o branding trabalhará o seu posicionamento, buscando sempre um espaço que, por associação de um ou mais dos seus atributos com a personalidade real ou imaginária dessa pessoa, crie-se uma sinergia.
A Nike não possui um metro quadrado de fábrica, há muito tempo que a empresa de Phil Knight, aderiu ao licenciamento de sua marca para colocação em produtos terceirizados, e com isso ele criou uma empresa que tem como único produto: A Marca! Temos ainda gigantes do mercado que chegam a ter 30% do seu valor de mercado atrelado a ela.
Existe um fato que se mantém constante em todas as grandes marcas: elas receberam investimento desde o seu nascimento e não esperaram que as empresas suas detentoras crescessem para começar a investir nelas, fizeram de suas marcas uma alavanca para alçar vôo rumo ao sucesso.
Publicado em CCA Propaganda - Blog
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