quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hierarquia de valor para o cliente


Por: Rodrigo Fukunaru

Gostaria de trazer até vocês esta semana a teoria que intitula esta coluna, a hierarquia de valor serve para que o empresário possa ter uma noção melhor de sua oferta ao mercado, portanto, iremos analisar um produto sub-dividindo ele em cinco níveis, como demonstra a figura abaixo. Mas, nesta semana veremos o benefício central, produto básico e esperado



No nível mais básico podemos observar o benefício central do produto, que refere-se ao aspecto mais fundamental que seu cliente está procurando, como por exemplo, um hotel tem como seu beneficio central o um local para descansar e dormir.
No próximo nível iremos transformar este beneficio central em um produto básico, ou seja, dessa forma para satisfazer a necessidade de um local para descansar e dormir, planejamos um quarto, com cama e banheiro.
Continuando nosso percurso, chegamos agora à etapa onde é necessário que o empresário entenda como o cliente espera receber esse produto e com base nessas expectativas preparamos um produto esperado, que é quando nos conscientizamos de que o cliente espera uma cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem e outros atributos que não terão grande impacto positivo sobre o cliente se forem encontrados da forma como esperam, mas caso contrário, o impacto negativo será bastante significativo.
Na próxima semana faremos a análise dos últimos níveis da hierarquia.
Até lá.


Publicado no Jornal Regional Novo Tempo

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