Por: Rodrigo Fukunaru

Com sua empresa é assim também, sua proposta de valor para o mercado esta alicerçada em quatro pontos: Produto, Preço, Ponto-de-venda e Promoção. Que são iguais aos pés de uma cadeira, mas no caso do marketing e a sua empresa, antes de começarmos a pensar nos pés da cadeira, devemos primeiro analisar o piso em que ela será colocada, pois nem sempre ele é plano, neste caso o chão pode ser comparado ao macro ambiente de marketing que é formado pelos ambientes: demográficos, econômico, sociocultural, natural, tecnológico e político-legal Dependendo do segmento em que sua empresa atua, ele sofrerá maior influência de um dos macro ambiente, e por conta dessa maior influência, (elevações no piso) e a carga de valor que ela irá receber (clientes), sua empresa terá que adequar os pés da cadeiras (4 P´s do marketing) para que seu cliente se sinta seguro (cliente satisfeito, encantando e fidelizado) sobre ela e possa então.
Se você criar um pé muito grande na propaganda, talvez a cadeira fique com um ótimo designer, chame a atenção e consiga trazer o cliente para se sentar, o problema acontece que uma vez sentado, o cliente não conseguirá se equilibrar, nem fica confortável, o que fará com que ele vá embora rapidamente e todo seu investimento para trazê-lo se perca!
Um “pé de preço” muito baixo pode facilitar a subida do seu cliente na cadeira, assim como facilita sua descida, ou seja, atrai clientes sem fidelidade, que a menor alteração de preço vão em busca de outra empresa que ofereça preços menores.
E assim podemos concluir que se esquecermos de elevar m único pé, e elevarmos todos os outros, as leis da física, farão com que seu cliente escorregue da cadeira e vá embora exatamente pelo ponto em que você deu menos atenção. Ou ainda ver sua cadeira ruir perante o cliente, porque você não quis investir em uma boa matéria prima (Colaboradores) para construir sua cadeira.
Equilibre e equalize sua proposta para o mercado, faça sua cadeira estável e forte para suportar as intempéries do mercado!
Caso queria receber mais informações sobre os 4 P’s e o Macro ambiente de marketing envie um e-mail e terei prazer em lhe encaminhar mais informações!
Sucesso!
Parabéns pelo post, sensacional acredito que esse texto aborda de forma simples mas com muito clareza o mundo do marketing, fazendo assim com que todos entendam o mundo fascinante do MARKETING e saibam como lidar.
ResponderExcluirParabéns