Por: Rodrigo Fukunaru

O merchandising é uma ferramenta extremamente importante para o varejo, pois 85% dos consumidores decidem o que vão comprar dentro da loja, logo, a organização dos produtos neste ambiente fará toda a diferença na hora do consumidor escolher seus produtos ou os do concorrente!
Um bom projeto de merchandising deve levar em conta diversos fatores, que vão desde a circulação dos clientes no espaço, até a influência dos cinco sentidos humanos no momento da compra e tudo deve marcar a mente do consumidor com uma experiência positiva!
Algumas empresas mantêm, mesmo sem arquitetura para aproveitamento da iluminação natural, mantém as luzes apagadas durante o dia, deixando sua loja com uma cara sombria e nada convidativa, outras resolvem escrever seus comunicados a mão, em folha de rascunho e deixam transparecer todo seu amadorismo e falta de cuidado com os detalhes.
Planeje o caminho do seu cliente dentro do seu estabelecimento, posicione os produtos com maior saída na parte de trás da loja, para que seu cliente conheça os outros produtos que sua empresa oferece nesse breve percurso. Abarrotar o ambiente com uma diversificação enorme de produtos torna-a poluída e causa confusão na cabeça do comprador. Identifique de forma clara as seções de sua loja, de maneira tal que, ao entrar pela primeira vez em sua loja a pessoa saiba onde achar o que deseja.
Uma confusão bastante frequente ocorre na hora de diferenciar merchandising e promoção de venda. A promoção de venda constitui uma ação isolada que normalmente tem como objetivo o aumento rápido das vendas, sendo que possui data de início e fim. Já o merchandising faz parte da estratégia da empresa para atingir o mercado e, por isso, constantemente, está presente em todos os ambientes da loja, norteando muitas decisões no varejo.
Publicado no Jornal Regional Novo Tempo
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